A magia do Storytelling: Contadores de histórias...
É bem verdade
que no empreendedorismo digital estamos sempre buscando criar um artigo
autêntico e criativo com a intenção de fazer uma ligação emocional e pessoal
com o nosso público.
Entretanto
devemos fazer um artigo que leve a uma ação de quem está lendo, e para que isso
ocorra, na maioria das vezes, é importante contar uma boa história, ou seja, fazer Storytelling!
Mas você
sabe o que é Storytelling ?
Vamos
conferir...
O que é Storytelling?
Storytelling é uma palavra em inglês,
que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar
histórias relevantes.
No Marketing Digital, muitas pessoas utilizam o Storytelling para INFLUENCIAR outras
pessoas, para o bem ou para o mal.
Não é raro encontrarmos grandes marqueteiros contando histórias para vender
produtos.
Também não é raro encontrar péssimas histórias.
E só para completar o "não é raro"...
... não é raro ouvir a seguinte frase: "Use sempre Storytelling porque é
uma excelente maneira de vender." Como se fosse muito simples.
Você conhece a história do Márcio ?
Marcio era um
cara que tinha uma certeza em seu coração: seu
sucesso era questão de tempo.
Apesar de muitas dificuldades, com seus três filhos e esposa
para criar, ele via nos meios digitais uma excelente maneira de trabalhar...
... e aproveitar o tempo com sua família
O grande problema é que ele não sabia por onde começar.
Mesmo tendo feito diversos treinamentos, de vários
"gurus", ninguém nunca tinha o ensinado algo que fosse efetivamente
concreto.
Ninguém nunca pegou em sua mão e disse: "Olha, Marcio,
primeiro você faz isso, depois você faz aquilo"
Ele se sentia muito sufocado porque todo mundo estava
criando um produto digital, menos ele. Todo mundo estava vendendo produtos de
afiliados, menos ele.
Por causa dessa pressão, se sentiu obrigado a trabalhar como afiliado.
Ele não sabia por onde começar, mas sabia que tinha que trabalhar, então
escolheu o nicho de emagrecimento.
Marcio sabia que tinha que criar uma Página de Captura e criar anúncios no
Facebook, mas isso era tudo.
Ele não sabia mais nada. Nenhum "guru" o ensinou a fazer algo fora do
padrão.
Era teoria e mais teoria, mas nada de prática.
Ocorreu que Marcio gastou 900 reais com Facebook Ads e vendeu um produto que
lhe gerou menos de 100 reais de comissão.
[... Palavras de Reflexão ...]
Antes de eu continuar com a história do Marcio, tenho que
falar algo que pode ter acontecido ou estar acontecendo contigo.
Mesmo que você já tenha um produto ou já trabalhe como afiliado, deve ter se
frustrado pensando: "o que eu vou lançar?" ou "como eu vou
promover?"
O Marcio era um cara que pensava muito nisso: "Todo mundo está passando na
minha frente. Tenho que criar um produto urgente."
O problema é que o Marcio esquecia de algo muito importante. Mais importante do
que o produto ou do que o dinheiro que esse produto geraria.
... Ele esqueceu que por trás da venda de um produto existe um ser humano.
Exatamente. Existe uma pessoa querendo ter seu problema resolvido.
São pessoas que sobrem tanto com algo e ninguém enxerga isso.
PERGUNTA:
Você já parou para pensar em quantas pessoas sofrem ou tem desejos maiores do
que elas conseguem controlar?
Quantas pessoas não sofrem com diabetes, obesidade, tontura, queda de cabelo,
falta de dinheiro, desejo de comprar um carro novo ou uma casa nova?
O mundo é muito grande.
As pessoas estão ansiando por ajuda.
Quem ajudar essas pessoas ganha sua gratidão eterna.
E essa gratidão resulta em vendas. E uma venda significa dinheiro.
Pense nisso: "gratidão resulta em vendas"
[... Voltando à história do Marcio ...]
O Marcio percebeu que o que as pessoas queriam não era
produtos maravilhosos...
... Elas queriam outras pessoas que falassem algo que as ajudasse.
... Elas queriam contato mais humano.
... Elas queriam pessoas, não coisas.
Pense nisso: "pessoas são mais importantes do que
coisas"
Marcio criou um canal no Youtube e um blog.
Semanalmente ele procurava por pessoas com problema e tentava ajudar através de
seus canais de comunicação.
Ele escrevia toda semana e respondia cada comentário e email que recebia.
Em 2 meses Marcio criou um relacionamento tão forte com essas pessoas que o
transformou em uma espécie de ídolo.
Para essas pessoas, Marcio era um verdadeiro guru.
Depois de 3 meses, Marcio tinha cerca de 2 mil emails de pessoas com as quais
mantinha contato.
Então ele resolveu promover um produto com comissão de 530 reais.
Ele nunca imaginou que pudesse vender sequer um produto.
Para sua grande surpresa, três horas depois de enviar um email, já havia
vendido 12 produtos totalizando mais de 6 mil reais em comissões.
Ele ganhou em três horas, 4 vezes mais do que o seu salário de um mês inteiro.
Marcio descobriu o segredo do Marketing Digital.
[... Palavras de
Reflexão ...]
O Marcio descobriu que não basta criar um produto ou promover
outros produtos pensando em ganhar dinheiro.
É preciso ser útil. É preciso gerar gratidão nas pessoas.
Gratidão sincera, sem mentiras.
Pessoas que o veem como alguém interessado em ajudar, também o veem como alguém
confiável.
Você prefere comprar alguma coisa de alguém em que você confia ou não?
A história do Márcio é uma pequena demonstração do poder do Storytelling.
... E eu não fiz isso para te influenciar para o mal, mas para que você
pensasse fora da caixa.
Mas por que eu estou falando isso agora?
Porque a magia de contar histórias é capaz de vender qualquer produto.
Contando uma boa história você pode
vender milhares de reais em um único dia.
Sempre que você pensar em ganhar
dinheiro online, pense em alguma história para contar que motive as pessoas a
comprarem o que você oferece.
Primeiro ajude o seu contato e depois
seu contato se tornará um cliente fiel.
Isso é mais efetivo do que encher a
caixa de entrada das pessoas com mensagens vazias.
Seja
como o Marcio. Aprenda a ajudar e você ganhará o que mais deseja ganhar.
A magia do Storytelling: Contadores de histórias...
Reviewed by Projeto CHQAO
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10:47:00
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